Santos do Mês de Outubro

Santos do Mês de Outubro
Blog Católico Apostólico Romano - registrar as histórias da vida dos santos do dia que a Igreja venera. "Os santos ensinam, com unanimidade, que o caminho da santidade é “fazer a vontade de Deus”. Isto nos santifica porque nos conforma com Jesus, o modelo da santidade, que, acima de tudo queria fazer a vontade de Deus em todo tempo." Editora Cléofas

terça-feira, 13 de outubro de 2015

São João Ogilvie - 14 de Outubro


Modelo de Grande Mártir Católico
São João Ogilvie 1579-1615

São João Ogilvie,  mártir da fé católica. Nasceu na Escócia, em 1579, duma nobre família que aderiu à separação da Igreja da Inglaterra com a de Roma.
Educado numa rígida doutrina calvinista (protestante), São João, com treze anos, foi enviado para a França e Alemanha por causa dos estudos. Ao se deparar com o testemunho de vida dos católicos, iniciou uma crise espiritual, que se findou na sua conversão ao catolicismo, que implicava na época, a ruptura com a família e a perda de seu sustento.
Mesmo com a certeza de ser perseguido em sua pátria, João abraçou a Igreja Católica, pois, de grande honestidade intelectual, decidiu-se radicalmente por reconhecer que caminhava para a verdade, vontade e convite de Deus. Mais tarde entrou na Companhia de Jesus, onde chamava a atenção pela sua serenidade e alegria de viver. Chegou ao Sacerdócio, o qual pôde também exercer na Escócia, de modo clandestino devido a perseguição, mas de forma corajosa e santa, até ser preso por professar sua fé ao Cristo, a verdade e amor ao Papa; por isso foi humilhado, condenado e martirizado em 1615.
Portanto, essa ponta do “iceberg Cisma” que hoje se torna visível, já estava despontando há mais de 37 anos. E não nos escandalizemos, porque é profético. Antes da Gloriosa chegada do Divino ESPOSO, deverá também Sua Esposa, juntamente com toda a humanidade, passar por uma fortíssima Purificação, denominada Apocalipse.
“Aquele que diz conhecê-lo e não guarda os Seus Mandamentos é mentiroso e a verdade não está nele. Aquele, porém, que guarda a Sua Palavra, nele o amor de DEUS é verdadeiramente perfeito. É assim que conhecemos se estamos NELE, aquele que afirma permanecer NELE deve também viver como ELE viveu.” (1 Jo. 2, 4-6)
“Não ameis o mundo nem as coisas do mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do PAI. Porque tudo o que há no mundo – a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida – não procede do PAI, mas do mundo. O mundo passa com as suas concupiscências, mas quem cumpre a Vontade de DEUS permanece eternamente.” (1 Jo. 2, 15-17)
No entanto, irmãos, nesta terrível época de contestação ao Santo Padre, o ungido de nosso Senhor JESUS CRISTO, e que gradualmente vai se caracterizando num monstruoso Cisma, compete-nos seguir os passos de Ogilvie.
“A dez de março de 1615, foi martirizado, em Glasgow - Escócia, o Bem aventurado João Ogilvie. Durante o processo o forçaram a ficar sem dormir, por oito dias e nove noites consecutivas.
Foi condenado à morte, porque confessara que o Chefe da Igreja era o Papa, e não o rei Jacó I.
A caminho para o cadafalso encontra-se com o pastor protestante que lhe diz:
- Ó, como eu o lastimo, Ogilvie, que agora vais ser entregue a uma morte tão cruel.
Responde-lhe o mártir, fingindo medo:
- O senhor fala como se estivesse em mim escapar da morte. Sou condenado à morte por crime de lesa majestade.
- Que nada, diz-lhe o pastor, nem fales disto, fostes condenado à morte por ser papista. Renega o Papa e até serás principescamente remunerado!
- O senhor está zombando de mim... O senhor está falando sério? Pergunta-lhe, Ogilvie.
- Sim, estou falando sério, fala-lhe com entusiasmo o protestante.
Fui encarregado, continuou o pastor, pelo arcebispo protestante para oferecer-lhe sua filha em casamento e um rico benefício, se apostatares. Poupe sua bela vida, tenha compaixão de si mesmo...
Chegando ao cadafalso, Ogilvie diz ao pastor protestante:
- Gostaria que o senhor, aqui publicamente, repetisse as promessas que me acaba de fazer. E grita, para que toda a multidão ouça: Ouvi o que o vosso pastor vai dizer!
E o pastor clama vitorioso em alta voz:
- Em nome do nosso arcebispo, prometo-lhe a vida, se apostatar; prometo-lhe a filha do arcebispo...
- Ouvistes? Querem ser minhas testemunhas? Pergunta Ogilvie.
- Sim, ouvimos, somos tuas testemunhas! Vem, desce ligeiro do cadafalso.
Os católicos estão apavorados...
E continua a perguntar o mártir:
- E não precisarei temer que para o futuro me irão acusar de lesa, majestade?
- Não! Não! Grita delirante a grande multidão de protestantes: Nós ouvimos as promessas, seremos tuas testemunhas... desce, desce, Ogilvie!
- Então, é só por causa da religião que estou aqui diante da morte? Pergunta o mártir.
- Só e unicamente! Clama a uma voz, a imensa multidão.
- Ah! Se é assim, basta. Estou pronto a dar cem vidas. A minha santa e verdadeira Religião não me podeis roubar, confessa o mártir de CRISTO.
Os hereges rangem os dentes de raiva, e os católicos exultam. O Padre beija a forca e abraça, consolando, o algoz.
Antes que lhe fossem amarradas as mãos, tira o Terço, que tantas vezes rezara pela conversão dos protestantes e lança-o por entre a multidão, para que um católico o apanhasse.
Mas o Terço foi dar em cheio, no peito do barão João Von Eckersdorf, calvinista.
Era alemão, estava de viagem, e “por acaso” se achava em Glasgow, no dia do martírio de Ogilvie. Os católicos pularam sobre o barão, e lhe arrancaram o Terço!
Depois de alguns anos, narra o próprio barão:
“Eu era protestante, e de forma alguma queria converter-me ao catolicismo, mas, desde aquele momento, em que caiu no meu peito o Terço do Mártir, comecei a ter sérias dúvidas sobre a minha seita. Parecia que o Terço me tivesse aberto uma grande ferida. O pensamento do Terço nunca mais me deixou em paz. Quatro anos depois entrei na Igreja Católica. A minha conversão eu a atribuo ao Terço do Mártir Padre João Ogilve, S.J.”
“Foi-lhe dado, também, fazer guerra aos santos e vencê-los.
(...) Ouvi, então, uma voz forte saindo do Templo, que dizia aos sete Anjos: “Ide, e derramai sobre a terra as sete taças da Ira de DEUS”.
(...) O demônio, sedutor delas (nações), foi lançado num lago de fogo e de enxofre, onde já estavam a Fera² e o falso profeta³, e onde serão atormentados, dia e noite, pelos séculos dos séculos.” (AP. 13,7; 16,1; 20,10)
Senhor lhe agradeço por pertencer a sua Santa, Mãe Igreja - A noiva única e imaculado do Cordeiro.
Louvado seja nosso SENHOR JESUS CRISTO!
http://baixadacatolica.blogspot.com.br/2013/09/martir-catolico-sao-joao-ogilvie.html
São João Ogilvie, Mártir

NascimentoNo ano de 1579
Local nascimentoDrum (Escócia)
OrdemJesuíta
Local vidaDrum
EspiritualidadeCriado no calvinismo (protestantismo), após conhecer em Louvain, Bélgica - a um famoso exegeta da Companhia de Jesus, Padre Cornélio a Lápide, foi por ele convertido à religião católica. Tornou-se também jesuíta, foi ordenado sacerdote e retornou corajosamente a sua terra natal, para ali dar assistência aos católicos perseguidos e postos fora da lei. Depois de exercer, durante 18 meses, seu perigoso ministério, e ter conseguido converter para a verdadeira Religião a muitos hereges, um traidor o denunciou ao arcebispo protestante de Glasgow. Preso (36 anos de idade), sofreu prolongadas torturas e durante oito dias e nove noites, não pôde dormir, porque tinha o corpo continuamente perfurado por agulhas e estiletes. Após tantos sofrimentos, foi condenado ao enforcamento. Momentos antes de morrer, graças a uma "armadilha verbal" cheia de sabedoria, que montou para um pastor protestante, o qual estava presente na execução, conseguiu que este declarasse formalmente que sua condenação era exclusivamente devida ao fato de ele ser católico. Essa declaração tornava indubitável o martírio, e São João Ogilvie morreu mostrando felicidade e dizendo: "Daria mais cem vidas, de boa vontade, se as tivesse".
Local morteGlasglow
MorteNo ano de 1615
DevoçãoAssistência aos católicos perseguidos pelo protestantismo.
PadroeiroDos perseguidos por causa da fé cristã católica
Outros Santos do diaOutros santos do dia: são Calixto I (papa e mártir); Gaudêncio (bispo); Fortunato (virgem); Carpônio, Evaristo e Prisiano, Saturnino e lobo (márts) Fortunato, Rústico, Justo, Bucardo, Domaciano (bispo); Domingo, Lúpulo, Guendolina (márts).
FONTE: ASJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário