Santos do Mês de Outubro

Santos do Mês de Outubro
Blog Católico Apostólico Romano - registrar as histórias da vida dos santos do dia que a Igreja venera. "Os santos ensinam, com unanimidade, que o caminho da santidade é “fazer a vontade de Deus”. Isto nos santifica porque nos conforma com Jesus, o modelo da santidade, que, acima de tudo queria fazer a vontade de Deus em todo tempo." Editora Cléofas

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Santo Alonso Rodriguez - 30 de outubro


Santo Alonso Rodriguez

*Existem dois Alonso Rodriguez, o da história a seguir, que é já santo e Espanhol e, o outro, mártir do Paraguai beatificado em 1931 junto com São Roque de Santa Cruz e João do Castelo. Em maio de 1988, São Roque se tornou o primeiro santo do Paraguai.
Santo Alonso nasceu em Segovia (Espanha) em 1533. Ao ficar viúvo, o santo solicitou aos padres jesuítas que o aceitassem em sua comunidade, mas não foi admitido devido a que já beirava os 40 anos de idade, e tampouco tinha estudos nas ciências e as humanidades. Entretanto, o superior mudou de parecer, e o aceitou como irmão leigo, e seria esta a profissão que o levaria a santidade.
Os superiores o enviaram à ilha de Mallorca como porteiro do colégio dos jesuítas de Montesión, e de todos os amigos que Santo Alonso teve enquanto foi porteiro, o mais santo e importante de todos foi São Pedro Claver. Este grande apóstolo viveu três anos com Santo Alonso naquela casa, e uma noite, por revelação divina, Santo Alonso soube que seu amigo estaria destinado à evangelização no América do Sul. Ao pouco tempo, São Pedro Claver viajou à Colômbia, onde batizou  mais de 300.000 escravos negros em Cartagena, além de protegê-los e velar por eles.
O santo porteiro também sofreu terríveis ataques em seu corpo; de vez em quando, por exemplo, sofria de securas tão espantosas na oração; mas Santo Alonso possuiu o dom da cura.
Em 29 de outubro de 1617 sentindo-se extremamente cheio de dores e de angustia, ao receber a Sagrada Comunhão, imediatamente se encheu de paz e de alegria, e ficou como em êxtase. Dois dias esteve quase sem sentido e em 31 de outubro despertou, beijou com toda emoção seu crucifixo e dizendo em alta voz: "Jesus, Jesus, Jesus", expirou.
Foi declarado Venerável em 1626. Em 1633 foi renomado Santo padroeiro de Mallorca. Foi beatificado em 1825. Sua canonização teve lugar o 6 setembro de 1887. Suas relíquias se encontram em Mallorca.
http://www.acidigital.com/santos/santo.php?n=129

Nenhum comentário:

Postar um comentário