Santos do Mês de Outubro

Santos do Mês de Outubro
Blog Católico Apostólico Romano - registrar as histórias da vida dos santos do dia que a Igreja venera. "Os santos ensinam, com unanimidade, que o caminho da santidade é “fazer a vontade de Deus”. Isto nos santifica porque nos conforma com Jesus, o modelo da santidade, que, acima de tudo queria fazer a vontade de Deus em todo tempo." Editora Cléofas

terça-feira, 11 de outubro de 2016

São Luis Beltrão, Confessor - 09 de Outubro


Nasceu em Valência, Espanha, em 1526. Desde muito menino se caracterizou por sua humildade e obediência. Aos 18 anos ingressou na Ordem do São Domingos e em 1547 foi ordenado sacerdote por Santo Tomás de Villanueva.
Cinco anos depois foi nomeado professor dos noviços. Como professor São Luis era muito estrito e severo, e se preocupava por que seus alunos renunciassem sinceramente ao mundo e se unissem perfeitamente a Deus.
Em 1562, São Luis Beltrán foi enviado a pregar o Evangelho aos indígenas da América e chegou ao porto de Cartagena, Colômbia. Só falava espanhol mas Deus lhe concedeu o dom de línguas, profecia e milagres.
Também trabalhou em Tubera, Paluato, Cipacoa e Portavento. Durante seu trabalho na América converteu  milhares de indígenas, do istmo do Panamá até nas ilhas do Caribe. Vários anos depois, em 1569, retornou à Espanha onde se dedicou à formação dos novos missionários encarregados de continuar sua tarefa evangelizadora na América.
Depois de uma dolorosa enfermidade São Luis Beltrán, padroeiro da Colômbia, morreu em 9 de outubro de 1581 e foi canonizado em 1671.
http://www.acidigital.com/santos/santo.php?n=105
São Luís Bertrán, Confessor

Local nascimento Valência, Espanha
Ordem Dominicana (Confessor)
Espiritualidade Ingressou na Ordem dominicana contra a vontade paterna. Após ser ordenado sacerdote aos 23 anos passou a ser mestre de noviços. Pediu licença aos superiores e foi pregar aos índios do Novo Mundo. Lá esteve por sete anos evangelizando regiões americanas que hoje pertencem à Colômbia. Converteu e batizou muitos milhares de indígenas, correndo nesse apostolado grandes riscos: chegou a ser envenenado por duas vezes e em quatro outras ocasiões esteve muito próximo de receber o martírio. Retornando à Espanha, foi eleito superior em três conventos de sua Ordem. Procurou restaurar a disciplina tradicional e aplicar as regras do Concílio de Trento em todos os membros dos conventos. Despertou com isso muitas antipatias, e chegou a colocar, à maneira de desafio, à porta de sua cela, um letreiro com as palavras do Apóstolo São Paulo: "Se quisesse agradar aos homens eu não seria servo de Cristo". Ainda por sete vezes exerceu as funções de mestre de noviços. Por suas mãos de formador experimentado passaram centenas de jovens, muitos dos quais tiveram causas de beatificação introduzidas.
Local morte Espanha
Morte No ano de 1581
Fonte informação Webcatolica
Oração São Luiz Bertrán que a tantos convertestes, que olhastes a cada jovem como um futuro missionário de Nosso Senhor, olhai também benignamente todo o nosso clero, todas as desordens que possam existir dentro de nossa sociedade e na própria Igreja. Concedei a todos os missionários intensa luz e uma vida de santidade para que possam convencer muito mais do que multiplicadas palavras. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
Devoção À disciplina, ordem, e tradição
Padroeiro Dos reformadores
Outros Santos do dia são Denis (invocado em dores de cabeça e possessões diabólicas); São João Leonardo, Maria Soledade (fund); Tomás de Vilanova (bispo); Eulâmpio e Eulâmpia (virgem); (irs); Claro (bispo); Venãncio, Daniel, Samuel, Ángelo, Leão, Nicolau, Hugolino, Gereção, Alderico, Basiano, Vitor, Cássio e Florêncio (márts); pinito, Paulino, Cerbônio (bispo); Teófilo (monge); Zacarias (conf.).
FONTE: ASJ EM 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário