Santos do Mês de Outubro

Santos do Mês de Outubro
Blog Católico Apostólico Romano - registrar as histórias da vida dos santos do dia que a Igreja venera. "Os santos ensinam, com unanimidade, que o caminho da santidade é “fazer a vontade de Deus”. Isto nos santifica porque nos conforma com Jesus, o modelo da santidade, que, acima de tudo queria fazer a vontade de Deus em todo tempo." Editora Cléofas

terça-feira, 6 de outubro de 2015

São Marcos, Papa - 07 de Outubro


Papa São Marcos (34º Papa)
Pontificado: Janeiro a Outubro do ano 336

São Marcos, Papa ou Papa São Marcos (em latim, Marcus) foi Papa entre 18 de janeiro de 336 até 7 de outubro de 336. É tido por romano, mas pouco se conhece da sua vida. Foi consagrado em 18 de Janeiro de 336, e faleceu em 7 de Outubro do mesmo ano.

Pálio

Crê-se que as mais antigas listas conhecidas de bispos e mártires ("Depositio episcoparum" e "Depositio martyrum") começaram a ser compiladas no seu pontificado. Instituiu o pálio, tecido com lã branca de cordeiro e com cruzes negras e fez o primeiro calendário com as festas religiosas.
Mandou construir as basílicas de São Marcos e de Santa Balbina. Marcos também emitiu uma constituição que confirma o poder do bispo de Óstia para benzer papas recém-eleitos. Morreu de causas naturais e foi enterrado na catacumbas de Balbina, onde ele tinha construído o cemitério da igreja. Sua festa é em 7 de outubro.


São Marcos, Papa, rogai por nós!
Rogai pela Igreja da qual fostes o Pastor!

http://morroporcristo.blogspot.com.br/2014/11/34-papa-sao-marcos-ano-336_12.html

São Marcos, Papa


Foi o primeiro Papa eleito depois  que Constantino deu carta de cidadania à Igreja.
O santo não se deixou levar pela bonança das novas circunstâncias, mas sim redobrou seu zelo naquela era de paz, sebedor de que o demônio jamais concede uma trégua aos cristãos. São Marcos, que tinha trabalhado pela Igreja durante o pontificado de São Silvestre, foi elevado à sede apostólica em 18 de janeiro de 336. Só cingiu a tiara pontifícia durante 8 meses e vinte dias, já que morreu em 7 de outubro do mesmo ano.
http://www.acidigital.com/santos/santo.php?n=103

Nenhum comentário:

Postar um comentário