Santos do Mês de Outubro

Santos do Mês de Outubro
Blog Católico Apostólico Romano - registrar as histórias da vida dos santos do dia que a Igreja venera. "Os santos ensinam, com unanimidade, que o caminho da santidade é “fazer a vontade de Deus”. Isto nos santifica porque nos conforma com Jesus, o modelo da santidade, que, acima de tudo queria fazer a vontade de Deus em todo tempo." Editora Cléofas

terça-feira, 27 de outubro de 2015

São Frumêncio - 27 de outubro


São Frumêncio
Século IV
Bispo (+380)
Frumêncio é o primeiro bispo missionário na Etiópia, de onde é considerado o apóstolo, junto com o irmão Edésio. Sua história poderia oferecer a trama a um interessante romance de aventuras. No tempo do imperador Constantino, um filósofo voltava a Tiro de uma viagem à Índia, acompanhado de seus discípulos e de dois meninos, Frumêncio e Edésio. A nau atracou no porto de Aulis, nas proximidades de Massaua, e pouco depois foi atacada por uma horda de etíopes que trucidaram todos os passageiros. Salvaram-se apenas os dois meninos, que se tinham apartado para ler um livro debaixo de uma árvore. Jamais um livro foi tão precioso...
Quando se deram conta dos dois meninos, os etíopes, já pagos pelo butim, conduziram-nos como escravos a Axum, e o rei os reteve a seu serviço. Depois da morte do soberano, a rainha confiou a Frumêncio a educação do filho.
Os dois irmãos fizeram-se amar e obtiveram a permissão para erguer uma igreja junto ao porto; depois puderam voltar à sua pátria para pedir a Atanásio, bispo de Alexandria do Egito, o envio de um bispo e de sacerdotes.
Atanásio consagrou bispo o próprio Frumêncio e o mandou de volta à Etiópia com alguns sacerdotes. Surgia assim a primeira comunidade cristã na África negra, destinada a expandir-se e a manter-se firme mesmo durante a tempestade islâmica que levou de roldão o cristianismo em quase toda a África.
Frumêncio foi acolhido com alegria pelos etíopes de Axum e pelo próprio jovem rei Ezana, que esteve entre os primeiros a receber o batismo. Também os súditos seguiram o exemplo do rei. Frumêncio — que os etíopes chamam “abba Salama”, isto é, o portador de luz — é justamente incluído entre os maiores missionários cristãos.
(Retirado do livro "Os Santos e os Beatos da Igreja do Ocidente e do Oriente", Paulinas Editora)
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=santo&id=417
o Frumêncio
NascimentoSéc. IV
Local nascimentoTiro, Fenícia, atual Líbano
OrdemBispo e Confessor
Local vidaEtiópia
EspiritualidadeAinda adolescente, junto a seu irmão Edésio e o filósofo Merópio, seu preceptor, numa viagem às ìndias. Um grupo de etíopes assaltou a embarcação em que vinham, matando a todos os passageiros, menos os dois jovens irmãos. Conduziram-nos escravos para a corte do rei em Aksum, no Egito, onde, pelos dotes de inteligência, Flumêncio ocupou o cargo de secretário do rei e Edésio, o de copeiro da Corte. Após a morte do rei, o poder foi exercido pela rainha-mãe. Fulgêncio era o preceptor do filho da rainha, que um dia seria rei. Com essa familiar intimidade, conseguiu licença para retornarem à pátria: Edésio para sua terra (Tiro) e Frumêncio para Alexandria encontra-se com são Atanásio (que viria ser padroeiro dessa cidade) para pedir que enviasse um bispo para a Etiópia, São Atanásio conhecendo as virtudes, cultura, inteligência de Frumêncio, sagrou-o bispo e lhe deu jurisdição sobre toda a Etiópia no ano 350. Retornou ao castelo da Rainha e foi recebido com o título de Abba Salama, ou seja, pai, portador da paz. Foi instrumento de conversão da rainha e de seu filho e de uma numerosa multidão. Empenhou-se na evangelização da Etiópia, sendo considerado o grande apóstolo daquele grande império.
Local morteEtiópia
MorteSéc. IV
Fonte informaçãoSanto nosso de cada dia, rogai por nós!
DevoçãoÀ evangelização
PadroeiroEtiópia
Outros Santos do diaOutros santos do dia: Vicente, Sabina, Cristela (márts); Abano, Abraão, Antônio, Capitalina e Eroteídes (márts); Ciríaco (patr); Desidério (bispo); Difna e Geverno (márts); Dionísio, Florêncio e Frumêncio (bispo); Máximo, Luciano, Comício e Donato (márts); Nestor, Odrão, Quintiliano (bispo).
FONTE: ASJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário